fundo
bannerbanner
título

Irock News

O Que Vestir em um Casamento - Um Guia Completo para Homens

Publicado em : 02/04/2015

Um consenso: casamentos pedem terno! Sabemos que muita gente tem o desejo de ousar ou mostrar que entende de moda, composições, coordenação de cores, proporções, etc, mas no final, tudo o que vai sobrar é você e seu terno, porque quanto mais sóbrio e formal o evento, menos opções são dadas aos convidados, afinal a pompa de um casamento pede uma certa organização.

Nos últimos tempos os protocolos tem mudado um pouco, alguns noivos estão optando por cerimônias diurnas, na cidade, na praia ou no campo. Os dress codes  ( traduzindo : Código de Vestimenta, ou tipo de traje) também estão menos rígidos e hoje temos até anfitriões incentivando os convidados a ousarem em suas combinações, mas estes ainda se tratam de exceções, portanto, enquanto não surgem estas festas tão democráticas, o melhor que podemos fazer é respeitar os trajes exigidos e contribuir para que o evento seja inesquecível.

 

1 - Interpretando o Convite 

 

Assim que o retângulo de cartolina, escrito com letras rebuscadas e ricamente ornado chega a suas mãos a primeira coisa a fazer é encontrar alguma indicação do traje exigido, como “passeio completo”, “black tie”, etc., entretanto não é raro que não haja nenhuma informação deste tipo, e, neste caso, dados como local, horário e época do ano em que a cerimônia será realizada tornam-se fundamentais para definir quais serão suas escolhas.

Se mesmo assim você se sente completamente perdido, não exite em ligar para os noivos e perguntar qual o dress code ( Traje ) do evento, provavelmente a resposta se encaixará em um dos tipos listados abaixo, então fique atento.

 

2 - Tipos de Traje para Casamento:

1º ) Black Tie - Formal 

O que é: trata-se de smoking preto, camisa branca, gravata borboleta preta, cummerbund preto (a faixa que vai na cintura) ou colete e sapato oxford preto.

Acessórios: Abotoaduras prateadas, relógio com pulseira de couro (de preferência) ou aço e lenço branco de seda no bolso do paletó.

Obs: Este é o traje mais formal e solene possível, portanto não há muito o que incrementar aqui, se consta na especificação do convite, nem pense em inventar moda. Este tipo de roupa é exigida, na maioria das vezes, em eventos noturnos.

 

2º ) Black Tie Opcional

O que é: existem duas opções, o Black Tie formal, como descrito acima ou um terno convencional (também pode ter corte slim) com tudo muito sóbrio, ou seja, camisa branca, gravata preta lisa (seda é melhor), cinto de couro e aquele mesmo oxford preto de couro.

Acessórios: Abotoaduras discretas, relógio de pulseira de couro (de preferência) ou aço e lenço branco de seda no bolso do paletó. Se optar pelo terno, um prendedor de gravata pode ser usado para mantê-la no lugar.

Obs:  Se o dress code escolhido pelos anfitriões dá a opção do terno, provavelmente o noivo estará usando o smoking, afinal ele deve ser o centro das atenções da festa – depois da noiva, claro! Se você não se sente muito a vontade com o black tie, é hora de tirar aquele seu terno preto do guarda roupas, mas só use-o se ele estiver impecável, caso contrário, nosso conselho é alugar ou comprar um novo. Aparecer em uma festa com um nível alto de formalidade com terno velho não dá.

 

3º ) Semi - Formal (Traje Social ou Passeio Compelto)

O que é: terno escuro (preto, marinho ou grafite), camisa clara (lisa ou com listras finas), gravata lisa ou com um padrão discreto, cinto social em couro, sapato oxford. Há a opção de usar um colete montando na mesma cor que o paletó (de preferência) ou pouca coisa mais claro.

Acessórios: Relógio de pulseira de couro ou aço e lenço no bolso do paletó que neste caso pode ter alguma cor, mas o branco ainda é uma opção elegante.

Obs: Esta é a opção padrão para casamentos noturnos, se o convite não especifica qual é o tipo de traje, pode apostar no combo terno escuro + camisa clara + gravata. No caso do terno marinho é possível escolher entre um calçado marrom ou preto, o mesmo vale para o cinto, pois este combinará com o sapato. Esta é uma versão para ser usada durante a noite, se a festa for de dia, o terno pode ser mais claro.

4º ) Traje Esporte - Casual 

O que é: blazer de lã fria, rami, linho, sarja ou algodão leve, as camisas podem ser mais despojadas, mas ainda sim elegantes, podendo ser trocadas por pólos discretas, a combinação aceita também jeans com lavagens sóbrias ou black jeans e calças cáqui, nos pés um tênis minimalista é permitido ou então um sapato como um oxford casual, mocassim ou monk strap (foto). A gravata pode ficar em casa, a não ser que você queira dar um toque a mais ao visual, aí vale até uma borboleta.

Acessórios: os relógios podem ganhar um colorido a mais, como os modelos da Swatch, por exemplo, e as pulseiras masculinas, se bem combinadas valorizam o look, assim como os cintos em couro simples. O lenço branco ainda tem vez no bolso do blazer, mas não há nada de errado em escolher uma estampa mais colorida para o acessório.

Obs: é o mais permissivo de todos os dress codes para casamento e o sonho de muita gente que não curte muito terno e gravata. Não chega a ser totalmente relax, mas é mais aberto a adaptações, o blazer por exemplo, pode virar um pea coat no inverno ou uma jaqueta de corte seco e sem muitos detalhes. Uma grande vantagem da roupa casual é que ela não sofre tanta influência do horário, muitas combinações funcionam tão bem de dia quando a noite.

 

3 - Casamentos durante o dia 

1º ) Na cidade 

Se a cerimônia acontecerá antes das 16h, grande parte do evento ocorrerá em plena luz do dia, principalmente no verão, quando o sol se põe mais tarde. Para este tipo de evento, salvo raras exceções, o traje exigido será o semi-formal, mas como o dia pede tons mais suaves e alegres, invista em um terno em tom mais claro, como cinza, bege ou areia, por exemplo. Caso tenha um costume marinho em seu guarda roupa, pode usar sem medo, esse coringa vai bem a qualquer hora, já o preto deve ser evitado por ser muito sóbrio.

2º ) Casamento no campo

 

Tempo quente: agora temos algumas mudanças significativas no traje! Você pode optar por não usar gravata, já que o local é mais descolado, mas se for, as cores mais fortes estão liberadas. Nos dias de sol um chapéu pode ser um recurso de estilo interessante, escolha entre o Fedora e o Panamá, mas lembre-se de tirá-lo no momento da cerimônia em sinal de respeito. O terno pode ser em linho claro, um tecido bem adequado para ambientes abertos e dias de calor e para acompanhar é possível usar um sapato mais casual, mas não chega a ser motivo para um tênis. No bolso continua bacana o lenço em linho ou algodão bem fino.

Tempo frio: o terno de lã fria será seu melhor amigo, principalmente se combinado com um cardigã ou um cachecol, ambos discretos, entretanto não é aconselhável exagerar nas camadas, se o frio estiver intenso vista um casaco que possa ser tirado a qualquer momento e guardado.

 

3º ) Casamento na Praia

A cada dia cresce o número de adeptos deste tipo de cerimônia, na maioria das vezes para aproveitar o belo cenário que a natureza proporciona, outros por serem apaixonados pelo mar, incluindo aí a galera que surfa. Neste caso o dress code fica bem mais aberto, porém ainda há algumas combinações que vão te deixar elegante, mesmo que sejam simples. O linho volta a fazer sucesso aqui, mas apenas em uma calça bem leve e fresca, fazendo par com uma camisa do mesmo tecido ou em algodão fino. Como encher o sapato de areia não está entre as atividades favoritas dos homens, vale calçar uma sandália de couro. Nos acessórios entram cintos de cordão ou lona em tons bem claros, chapéu Panamá para proteger a caixola e algumas pulseiras com inspiração náutica, combinando com um relógio no mesmo estilo.

 

4º ) Casamento no Civil

Não há um traje padrão para casamentos no civil, mas seja você convidado ou noivo, tente selecionar algumas peças mais alinhadas como camisas (lisas ou listradas), calças em alfaiataria ou um jeans comportado (sarja também vale), um blazer ou casaco bem cortado e, se quiser, uma bela gravata para arrematar. O calçado pode ser bem casual, mas eu daria preferência aos sapatos independentemente do estilo, pois eles sempre tem um ar mais respeitoso – nem precisamos dizer que você não deve passar perto de tênis esportivos, nem que o cartório esteja localizado dentro de uma academia...hahaha

 

4 - Use com moderação

* Suspensórios: São bem estilosos e deixam o visual mais marcante, mas não devem ser misturado com coletes, lembre-se menos é mais e aqui você está exagerando um pouquinho.

* Colete: Podem ser usados sim, só que deixam o traje muito mais elegante e charmoso. O que isso tem demais? Bem, se o noivo estiver usando uma roupa muito simples pode ser que você vire o centro das atenções da festa e não precisamos nem dizer que a noite é dele, com uma grande chance de que o anfitrião fique “aborrecido” com o seu excesso de pompa. A solução aqui é perguntar para seu amigo ou alguém próximo a ele qual será o traje usado no evento.

* Relógio de bolso: Outra peça que pode soar meio exagerada, atraindo mais olhares do que deveria. Provavelmente causará o mesmo problema citado anteriormente com o colete, melhor levar um relógio de pulso bacana, afinal você não é nenhum lord vitoriano.

* Cartola: Não cai bem para nenhuma das ocasiões citadas acima.

* Carteira: Já que você está todo alinhadinho não estrague tudo colocando no bolso traseiro da calça aquele mini travesseiro que você chama de carteira. Separe apenas os documentos necessários para sair de casa, deixendo na gaveta sua carteirinha do clube e os cupons da Subway. Se o volume for pequeno dá para usar o bolso interno do paletó, senão, tente dividir o pacote nos bolsos ou use a bolsa de sua acompanhante.

* Óculos escuros: Só para casamentos ao ar livre e com muito sol.

* Celulares e Tablets: O celular (devidamente colocado no vibracall) pode ficar no bolso que fizer menos volume, pois, infelizmente, não há como se livrar dele, já tablets e outros tecnológicos tem que ser deixados em casa.

Depois dessas dicas, agora ficou fácil acertar o traje. Estamos à disposição para melhor lhe etender e orientra nos trajes. Aqui na Maison Irock,  temos opções de Smoking's, Ternos Slim e Super Slim, ou aida para aqueles que querem uma composição charmosa, temos a opção somente do Blazer, em várias cores.

 

Aguardamos vocês aqui na loja. 

 

 

 

Créditos da matéria : Canal Masculino por Ricardo

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Irock News

Padronizar ou não as madrinhas ? Dicas e Cuidados

22/08/2017

Vestidos para Mãe de Noiva e Mãe de Noivo

15/12/2016

7 erros que a maioria dos recém-casados cometem

16/06/2016

Como escolher meu vestido de madrinha?

11/01/2016

11 coisas que você nunca deve fazer num casamento

29/09/2015

O Enxoval de Casamento - O que vale a pena comprar

31/07/2015

6 coisas que o noivo deve fazer no dia do casamento

30/06/2015

Cadeiras para decoração do Casamento

27/05/2015

Coquetel ou Recepção Casamentos, Formaturas ou Aniversários com Finger foods – “As comidinhas”

25/03/2015

Conheça os dez erros mais cometidos pelas noivas ao organizar o casamento e fuja deles

16/03/2015

Como escolher o vestido ideal para cada corpo

12/03/2015

As melhores tendências em decoração de casamento para 2015

06/03/2015
voltar
IROCK - maison & buffet